e-Book e Impresso:

Baixar e-Book grátis:
Formato PDF
Adquira a versão impressa:
Um Só Corpo na Prática - Livro Impresso

"Um Só Corpo" na Pratica

Tendo ficado claro que o Senhor deseja que exista uma expressão visível do "um só corpo" entre o Seu povo, apresentamos agora algumas maneiras de como o corpo de Cristo deve se expressar como tal segundo as Escrituras. Isto pode ser visto no que se segue:


O Partir do Pão

O modo mais simples de nós crentes expressarmos que fazemos parte do "um só corpo" é participando do um só pão no partir do pão. Ao participarmos daquele pão na ceia do Senhor estamos confessando o fato de sermos membros desse "um só corpo" (Ef 4:4). Embora exista um pão sendo comido em cada assembleia onde os santos forem encontrados na terra, as Escrituras consideram todas as assembleias como participantes de um só pão! Paulo disse: "Nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos [nós] participamos do mesmo pão" (1 Co 10:17). Também, "o pão que [nós] partimos...". Estas declarações demonstram que Paulo se incluía com os coríntios e outros cristãos na terra como participantes daquele um só pão, embora na época eles estivessem espalhados por muitas cidades. Isto mostra que ele não estava se referindo a algum grupo isolado de cristãos partindo o pão para expressar sua unidade local como assembleia: tratava-se de uma confissão do fato universal de que todos os santos são parte desse "um só corpo".

As referências ao partir do pão em 1 Coríntios 10:16-17 e 1 Coríntios 11:24-26 trazem algumas diferenças. No capítulo 10 trata-se do ato coletivo do partir do pão. Ali diz: "o pão que [nós] partimos". O capítulo 11, por sua vez, mostra o ato individual do partir do pão. Ali diz: "Fazei [vós] isto...". Além disso, o partir do pão no capítulo 10 simboliza o corpo místico de Cristo, enquanto no capítulo 11 ele simboliza o corpo físico com o qual o Senhor morreu. (Repare aqui que o Seu corpo não foi "partido" por nós, como traz a versão Almeida Revista e Corrigida, mas simplesmente dado por nós, como aparece na Almeida Revista e Atualizada, pois as Escrituras dizem que "nenhum dos seus ossos será quebrado" -- Jo 19:33-36). Além disso, o capítulo 10 tem a ver com as associações daqueles que estão à mesa do Senhor, enquanto o capítulo 11 trata da condição pessoal daqueles que partem o pão.

Traduzido de "The One Body in Practice", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.

Postagens populares