e-Book e Impresso:

Baixar e-Book grátis:
Formato PDF
Adquira a versão impressa:
Um Só Corpo na Prática - Livro Impresso

A Unanimidade nao e' Necessaria nas Decisoes da Assembleia

Embora a assembleia local deva tentar alcançar as consciências de todos ao tomar uma decisão de "ligar", as Escrituras não exigem que todos numa assembleia precisem estar satisfeitos antes que seja tomada uma decisão válida. Nestes últimos dias, quando a vontade do homem mais do que nunca tem procurado se impor na igreja, não podemos esperar que existam julgamentos unânimes na assembleia. Tal foi a situação no julgamento da questão em Corinto. Em 2 Coríntios 2:5 diz: "Mas se alguém tem causado tristeza, tem causado tristeza não a mim, porém em parte... a todos vós" (Versão da Sociedade Bíblica Britânica sem o que está entre parênteses). Aparentemente alguns dentre os coríntios não se sentiam entristecidos com o pecado que havia em seu meio. Mesmo assim a assembleia levou adiante sua decisão para a glória de Deus. O apóstolo Paulo usou as palavras "em parte" de modo similar quando se referiu a uma facção que havia entre os coríntios. Ali ele dizia: "Assim também nos reconhecestes em parte, que somos a vossa glória, assim como vós também sois a nossa no dia de nosso Senhor Jesus" (2 Co 1:14). Isso ocorreu porque nem todos em Corinto o reconheciam como um apóstolo enviado por Deus.



Os capítulos 20 e 21 do livro de Juízes ilustram este ponto. Quando o mal precisou ser julgado em Israel, ali diz que "saíram todos os filhos de Israel, e reuniu-se perante Jeová em Mispa a congregação como se fora um só homem" (Jz 20:1). Todavia, os homens de Jabes-Gileade não se juntaram a seus irmãos para tratar daquele assunto (Jz 21:9). Aparentemente eles não estavam exercitados a respeito do assunto, mas isso não impediu que o Espírito de Deus declarasse que "todos" em Israel estavam tratando daquele mal (Jz 20:1, 26). Isto ilustra, na forma de um tipo ou figura, que a unanimidade não é necessária na tomada de decisões pela assembleia. Afinal, em uma situação de heresia dificilmente se conseguiria a aprovação daquele que estivesse sendo julgado pela assembleia, e provavelmente tampouco de sua família e amigos, portanto é normal que não se consiga unanimidade.

Traduzido de "The One Body in Practice", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.

Postagens populares