Existem três palavras usadas nas epístolas para descrever os líderes responsáveis numa assembleia local. Primeiro, o termo "anciãos" (Presbuteroi) refere-se àqueles de idade mais avançada e implica maturidade e experiência. Todavia, nem todos os homens mais velhos na assembleia exercem o papel de líderes (1 Tm 5:1, Tt 2:1-2). Em segundo lugar, os "bispos" ou "supervisores" (Episcopoi), termo que se refere ao trabalho que fazem de pastorear o rebanho (At 20:28), velando por suas almas (Hb 13:17), admoestando-os (1 Ts 5:12) etc. Em terceiro lugar eles são chamados também de "guias" ou "que governam" (Hegoumenos), referindo-se à capacidade espiritual dos santos que presidem.
No livro de Apocalipse aqueles em posição de responsabilidade são chamados de "estrelas" e também "o anjo da igreja que está em [local]" (Ap 1-3). Como "estrelas" eles devem dar testemunho da verdade de Deus (os princípios da Sua Palavra) como portadores de luz na assembleia local e fornecendo luz nos diferentes assuntos com os quais a assembleia venha a ser confrontada. Isto está ilustrado em Atos 15. Apesar de não ser algo exatamente relacionado ao "ligar" e "desligar", aprendemos ali princípios valiosos da função administrativa na igreja. Após escutarem do problema que estava atribulando a assembleia, Pedro e Tiago, agindo como se fossem "estrelas", lançaram luz sobre a questão. Tiago aplicou um princípio da Palavra de Deus e expressou o que julgava que o Senhor gostaria que eles fizessem (At 15:15-21). Como "o anjo da igreja" aqueles neste papel devem agir como mensageiros para levar o pensamento de Deus na assembleia no tratamento da questão. Isto também está ilustrado em Atos 15:23-29).
Traduzido de "The One Body in Practice", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.